top of page

Agosto é o mês do advogado

E deixamos aqui uma pequena homenagem a grandes advogados da história.


11 de agosto é um dia especial, onde comemora-se o Dia do Advogado, profissional que luta para que as leis e o direito sejam obedecidas e respeitadas. O advogado é essencial para a administração da justiça, conforme previsto no artigo 133 da Constituição.


O 11 de agosto foi escolhido em homenagem aos advogados por também ser a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil.


E como parte das comemorações, faço aqui uma homenagem necessária a alguns dos grandes advogados da história, que deixaram um legado de amor ao direito, filosofia e à sociedade de uma forma bem marcante.


Pontes de Miranda

Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (São Luís do Quitunde, 23 de abril de 1892 — Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 1979) foi um advogado, jurista, filósofo, matemático, sociólogo, magistrado, diplomata e escritor brasileiro.


Marco Túlio Cícero

Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cicero, em grego clássico: Κικέρων; romaniz.: Kikerōn; 106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsulem 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.


Ben Ferencz

Hoje com 100 anos, Ben Ferencz obteve provas das atrocidades cometidas nos campos de concentração, atuou como o mais jovem procurador dos julgamentos de Nurembergue e ainda ajudou a fundar o tribunal de Haia.



Ruy Barbosa