top of page

Agosto é o mês do advogado

E deixamos aqui uma pequena homenagem a grandes advogados da história.


11 de agosto é um dia especial, onde comemora-se o Dia do Advogado, profissional que luta para que as leis e o direito sejam obedecidas e respeitadas. O advogado é essencial para a administração da justiça, conforme previsto no artigo 133 da Constituição.


O 11 de agosto foi escolhido em homenagem aos advogados por também ser a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil.


E como parte das comemorações, faço aqui uma homenagem necessária a alguns dos grandes advogados da história, que deixaram um legado de amor ao direito, filosofia e à sociedade de uma forma bem marcante.


Pontes de Miranda

Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (São Luís do Quitunde, 23 de abril de 1892 — Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 1979) foi um advogado, jurista, filósofo, matemático, sociólogo, magistrado, diplomata e escritor brasileiro.


Marco Túlio Cícero

Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cicero, em grego clássico: Κικέρων; romaniz.: Kikerōn; 106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsulem 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.


Ben Ferencz

Hoje com 100 anos, Ben Ferencz obteve provas das atrocidades cometidas nos campos de concentração, atuou como o mais jovem procurador dos julgamentos de Nurembergue e ainda ajudou a fundar o tribunal de Haia.



Ruy Barbosa

Ruy Barbosa de Oliveira (Salvador, 5 de novembro de 1849 — Petrópolis, 1 de marçode 1923) foi um polímatabrasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais conhecidos do seu tempo, foi designado por Deodoro da Fonseca como representante do nascente governo republicano, tornando-se um de seus principais organizadores, além de coautor da constituição da Primeira Repúblicajuntamente com Prudente de Moraes. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.



Heráclito Fontoura Sobral Pinto (Barbacena, 5 de novembro de 1893 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1991) foi um juristabrasileiro. Foi ferrenho defensor dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura do Estado Novo e a ditadura militar que foi instaurada após o golpe de 1964. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro).


O que é um inventário e como você pode fazer isso?

Aqui vamos buscar respostas para todas assuas dúvidas, explicar o que é o inventário e para que serve, e quando deve ser feito.


O QUE É?


Inventário é uma descrição detalhada dos bens de uma pessoa falecida, para que os bens possam ser distribuídos, ou seja, inventário é o processo de levantar todos os bens deixados por uma pessoa após suamorte.


Nesse procedimento também se toma conhecimento acerca dos herdeiros e da participaçãoque cabe a cada um.



A Luana nem se formou e já teve suas prerrogativas violadas

As prerrogativas do advogado são ferramentas de defesa do Estado de Direito edoexercíciode defesa. Elas são previstas em vários regramentos e inclusive na Lei 8.906/94.



Ao estagiário com inscrição na OAB são garantidos os mesmos direitos, com alimitação que deve agir em conjunto com um advogado e sob sua responsabilidade.


A Luana teve sua prerrogativa violada dentro da sede da OAB e abusos são mais comunsdoquese pode imaginar. Por sorte, temos uma Comissão de Prerrogativas atuante! Vejaumpoucodessa história no podcast Perrengues na Advocacia.






11 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
bottom of page