top of page

O que é um inventário e como você pode fazer isso?


Aqui vamos buscar respostas para todas as suas dúvidas, explicar o que é o inventário e para que serve, e quando deve ser feito.


O QUE É?


Inventário é uma descrição detalhada dos bens de uma pessoa falecida, para que os bens possam ser distribuídos, ou seja, inventário é o processo de levantar todos os bens deixados por uma pessoa após sua morte.


Nesse procedimento também se toma conhecimento acerca dos herdeiros e da participação que cabe a cada um.


TIPOS


Existem duas formas de fazer o inventário. São elas: o inventário judicial e o inventário extrajudicial.


INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL - FORA DA JUSTIÇA


É um procedimento feito em cartório, com um advogado, onde deve conter a apresentação de todos os documentos dos bens deixados pelo falecido. Ressalta-se que todos os bens recebidos pelo falecido devem constar em sua listagem, pois neste caso o inventário será feito por meio de um ato público.



No entanto, os seguintes requisitos devem ser observados para que o inventário seja realizado sem intervenção do judiciário.


• Não pode conter testamento ou interessado que não possa atuar na forma do art. 610 do Código de Processo Civil;

• Os herdeiros legais devem ser maiores de idade e capazes;

• Deve conter a anuência dos herdeiros, havendo divergência, a peleja continuará por via judicial.

• Deve incluir a presença de advogado ou defensor público;


INTERESSANTE


Uma norma da Corregedoria de Justiça do Estado de São Paulo revela que, havendo testamento, há a possibilidade de abri-lo e executá-lo por meio de ação judicial e, ao solicitar que o inventário seja possível. o que é feito, mas, para que isso seja aceito, é necessário que a autorização do juiz esteja clara, bem como outros requisitos do inventário extrajudicial (CGJ Disposição nº da NSCGJ).



INVENTÁRIO JUDICIAL


Trata-se de um pedido por via contenciosa ou não, por meio de procurador, para que os bens do falecido possam ser processados ​​e, posteriormente, distribuídos aos herdeiros.


Será feito quando:


• Existe um testamento ou vontade ou uma pessoa com interesse que não pode;

• Há herdeiros menores ou incapazes;

• Quando os herdeiros não concordarem com a propriedade que deve ser listada para partilha;

• Será feito na presença de um advogado e junto ao Poder Judiciário.


INVENTÁRIO NEGATIVO


Um Inventário Negativo é simplesmente uma forma de mostrar que o falecido não deixou bens para seus herdeiros. Sempre que alguém falecer, é necessário fazer um inventário, repartir bens e dívidas de "de cujus", neste caso, quando o falecido não deixar bens a distribuir, é necessário provar aos potenciais credores, a inexistência de ativos.


PRAZO


De acordo com art. 611 do Código de Processo Civil, o processo de inventário e partilha deve ser iniciado no prazo de até 2 (dois) meses, contados do falecimento, podendo, no entanto, ser prorrogado por posição do juiz.



MULTA


Note-se que o imposto aumentará entre 10 e 20%, em virtude de uma penalidade, se a abertura for após 60 dias a contar da morte.


A Luana nem se formou e já teve suas prerrogativas violadas


As prerrogativas do advogado são ferramentas de defesa do Estado de Direito e doexercíciode defesa. Elas são previstas em vários regramentos e inclusive na Lei 8.906/94.



Ao estagiário com inscrição na OAB são garantidos os mesmos direitos, com a limitaçãoquedeve agir em conjunto com um advogado e sob sua responsabilidade.


A Luana teve sua prerrogativa violada dentro da sede da OAB e abusos são mais comunsdoque se pode imaginar. Por sorte, temos uma Comissão de Prerrogativas atuante! Vejaumpouco dessa história no podcast Perrengues na Advocacia.



925 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
bottom of page