top of page

Os FINS justificam os MEIOS?

"Quando os homens são livres e têm poder, o mais forte sempre governa o mais fraco de acordo com sua própria vontade e interesse, o que leva à desordem e à injustiça. Mas, se um homem justo obtém poder absoluto e não é controlado pela lei ou pela justiça, ele pode facilmente se tornar um tirano, cedendo aos seus próprios desejos e impulsos, e governando de forma opressiva e injusta."

Trecho do livro “A República” de Platão




Esse texto mostra que, para PLATÃO, a justiça é essencial para manter uma sociedade equilibrada e evitar a corrupção.


No entanto, mesmo um homem JUSTO pode ser CORROMPIDO quando obtém poder ilimitado, pois ele pode ser tentado a usar esse poder para seu próprio benefício em vez de seguir princípios éticos ou morais ou até mesmo, acreditando estar fazendo justiça, corrompe o sistema ao não respeitar as REGRAS.

Os fins NÃO justificam os meios e isso enfatiza a importância de limitar o poder dos governantes/julgadores e de ter um sistema legal justo e imparcial para garantir que a sociedade seja governada com justiça e equidade para todos.

As regras justificam nosso sistema legal e corromper o sistema, sob qualquer DESCULPA, torna o governante ou julgador um TIRANO.

2 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
bottom of page