STJ determina que testamento não inviabiliza inventário extrajudicial se herdeiros concordarem

Deu no IBDFAM

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ determinou que a existência de um testamento, registrado em juízo pelo falecido, não inviabiliza o inventário extrajudicial caso os herdeiros estiverem de acordo.


O julgamento representa a consolidação da interpretação do STJ quanto ao artigo 610, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil – CPC. O mesmo tema e conclusão já haviam sido apreciados pela Quarta Turma em um caso julgado em 2019.


Marcar consulta com advogado de Família

Vaga aberta para Estagiário ou Estagiária


Para a ministra e relatora Nancy Andrighi, a dúvida é causada pela má redação legislativa da norma. A cabeça do artigo 610 indica que, "havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial".


Já o parágrafo 1º acrescenta que, "se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha poderão ser feitos por escritura pública, a qual constituirá documento hábil para qualquer ato de registro".


Apesar da aparente contradição entre os trechos, a melhor interpretação, de acordo com a relatora, é aquela segundo a qual a partilha extrajudicial é possível se, apesar de existir testamento, todos os herdeiros forem maiores, capazes e concordes.


Podcast: Perrengues na Advocacia

Happy Hour da Equipe Marco Alves Sociedade de Advocacia


"As legislações contemporâneas têm estimulado fortemente a autonomia da vontade, a desjudicialização dos conflitos e a adoção de métodos adequados de resolução das controvérsias, de modo que a via judicial deve ser reservada somente à hipótese em que houver litígio entre os herdeiros sobre o testamento que influencie na resolução do inventário", acrescentou a relatora.


Veja mais:


Marcar consulta com advogado de Família

Vaga aberta para Estagiário ou Estagiária

Podcast: Perrengues na Advocacia

Happy Hour da Equipe Marco Alves Sociedade de Advocacia

5 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
whatsapp.png
QR GYN.png