top of page

Revisão da Vida Toda: novo cálculo pode beneficiar aposentados e pensionistas

Advogada Lillyane Rocha, Especialista em Direito Previdenciário


Está em trâmite no Superior Tribunal Federal a aprovação da Revisão da Vida Toda, um dos tipos de revisão de benefício do INSS que tem por objetivo possibilitar aos aposentados e pensionistas a inclusão no cálculo do benefício todas as contribuições realizadas ao longo da vida laboral.



A maioria dos trabalhadores que tiveram suas maiores contribuições anteriores a 1994 e se aposentaram, foram extremamente impactados negativamente justamente por não terem essas maiores contribuições utilizadas para a concessão do benefício.


A nova revisão vai de encontro com a legislação que diz que o segurado deve ter o melhor benefício possível com base nas leis vigentes na hora da solicitação da aposentadoria. Essa espécie de revisão destina-se apenas aos segurados que receberam benefícios calculados com base na Lei 9.876/99 e possuam contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994.


Caso aprovada, é de grande importância que o aposentado procure um especialista na área para refazer o cálculo e analisar todo o seu histórico contributivo diante do INSS, bem como avaliar se realmente existe o direito de ingressar com a ação pela Revisão da Vida Toda. Ademais, o período para requerer a revisão é de 10 anos a contar do primeiro recebimento do INSS.


Importante mencionar ainda que nem sempre a revisão do benefício beneficiará o aposentado, pois, em alguns casos, poderá inclusive diminuir o valor já recebido.



A Revisão da Vida Toda estende seus benefícios aos aposentados por idade e por tempo de contribuição. Também vale para aqueles com aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte.


Para pedir a revisão, é preciso ter toda a documentação necessária em mãos, como documentos pessoais, carteira de trabalho, histórico de contribuição junto ao INSS, além dos documentos que comprovam o tempo de contribuição e também os valores que foram contribuídos antes de julho de 1994. Uma assessoria jurídica especializada contribuirá para a avaliação da aposentadoria e, caso favorável, para a ação judicial.


Ainda que não consiga abranger a totalidade dos aposentados no Brasil, a nova revisão faz justiça àqueles que trabalharam antes de 1994 e não tiveram seus direitos garantidos perante o INSS. Nada mais justo do que eles receberem um salário conforme suas contribuições, principalmente perante a triste e complexa realidade do sistema previdenciário brasileiro que não consegue acompanhar o índice de inflação do nosso país.


Maria Eduarda, de 15 anos, diz porque quer fazer Faculdade de Direito


Durante o episódio 2 do Podcast Perrengues na Advocacia a adolescente é questionada por seu pai, a razão pela qual quer fazer direito e a resposta é hilária. Veja nesse vídeo curto!




Para ver todos os episódios na íntegra, clique aqui.

Para ler outras matérias no blog, clique aqui.



Com nova regra do STF, revisão da vida toda está encerrada


O impasse do julgamento da revisão da vida toda - que pela demora, faz jus ao nome - parece ter chegado ao fim nesta quinta-feira, 9. Isso porque o STF decidiu que serão mantidosos votos de ministros aposentados já proferidos em plenário virtual, mesmo após pedido de destaque.



Com a nova regra, segue válido o posicionamento do ministro Marco Aurélio no caso. Comoutros 10 votos já proferidos, e placar de 6 a 5, a discussão está encerrada, faltando apenasproclamação do resultado em favor dos aposentados.


Para saber mais, acesse.


O que é a revisão da vida toda?


Você sabia que para as pensões concedidas após 1999, o INSS exclui pura e simplesmente os salários contributivos anteriores a julho de 1994, início do regime real? Sim, é descartado.


Como resultado, milhares de aposentados que contribuíam com altos salários antes de 1994simplesmente jogavam fora seus recursos, o que resultava em uma perda de aposentadoria, que em muitos casos chegava a 60% do valor mensal recebido.



Mas com a decisão do STF, parece que o jogo virou. Para saber mais, acesse.

190 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
bottom of page