STJ Avalia Cobrança de Dívidas do Banco do Povo por Execução Fiscal
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está prestes a decidir uma questão de grande relevância para a administração pública e para os beneficiários de programas de microcrédito. O tribunal analisará se as dívidas oriundas de empréstimos concedidos por entes públicos, no contexto de iniciativas como o Banco do Povo, podem ser cobradas por meio de execução fiscal. A decisão pode estabelecer um precedente significativo para a forma como esses débitos são tratados em todo o país.
A controvérsia foi formalizada como Tema 1.468 e, por unanimidade, o colegiado determinou a suspensão de todos os processos, individuais e coletivos, que discutem a mesma questão em território nacional. O relator do caso é o ministro Sérgio Kukina, que destacou a necessidade de uniformizar a jurisprudência diante da multiplicidade de recursos sobre o tema, especialmente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO).
O caso específico que levou à análise do STJ envolve o município de Palmas, no Tocantins, que busca cobrar uma dívida de R$ 7,4 mil resultante de um contrato de empréstimo firmado com o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária. As instâncias inferiores extinguiram a execução fiscal, entendendo que a via processual escolhida era inadequada para esse tipo de cobrança, que deveria ser tratada em um processo de conhecimento.
O advogado Marco Tulio Elias Alves, professor e doutor em Direito, observa que a principal questão em jogo é se tais créditos podem ser considerados dívida ativa não tributária. Ele explica que, se o STJ decidir a favor da execução fiscal, isso pode conferir um privilégio à Fazenda Pública, possibilitando uma cobrança mais célere e eficaz. No entanto, essa decisão também poderia ser vista como uma forma de desconsiderar o caráter privado dessas relações contratuais.
Em primeira instância, a execução foi extinta sem resolução do mérito, com o juiz considerando nula a Certidão de Dívida Ativa (CDA) por falta de certeza, liquidez e legalidade. O Tribunal de Justiça do Tocantins manteve a sentença, argumentando que créditos de empréstimos não decorrem de atividade típica da administração pública e, portanto, não deveriam ser cobrados por execução fiscal.
No entanto, o município de Palmas argumenta que os créditos do Banco do Povo são uma forma de dívida ativa não tributária, com base no artigo 39, parágrafo 2º, da Lei 4.320/64, que inclui créditos de "contratos em geral" nesse tipo de dívida. A administração municipal defende que a Certidão de Dívida Ativa foi emitida de forma regular e que a execução fiscal é um meio adequado de cobrança.
O relator, ministro Sérgio Kukina, destacou a existência de decisões divergentes sobre o tema, tanto no STJ quanto em tribunais estaduais, o que justifica a necessidade de um julgamento sob o rito dos recursos repetitivos. Essa uniformização é essencial para garantir segurança jurídica e previsibilidade nas decisões judiciais relacionadas a programas de microcrédito.
Com a suspensão dos processos em todo o país, a expectativa é que o julgamento do STJ traga clareza sobre a possibilidade de utilização da execução fiscal para a cobrança de dívidas do Banco do Povo. A decisão final do tribunal poderá impactar significativamente a forma como municípios e estados gerenciam seus programas de microcrédito e cobram dívidas inadimplidas.
Impactos da Decisão do STJ sobre Microcrédito e Execução Fiscal
A decisão que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) está prestes a tomar sobre a cobrança de dívidas do Banco do Povo por meio de execução fiscal pode ter implicações profundas para a administração pública e para os beneficiários de programas de microcrédito. Caso o tribunal decida que essas dívidas podem ser cobradas por execução fiscal, haverá um impacto direto na forma como os entes públicos gerenciam a inadimplência em seus programas de microcrédito.
A execução fiscal é um procedimento mais célere e eficaz do que as vias ordinárias de cobrança. Se o STJ decidir a favor dessa modalidade, os municípios poderão acelerar o processo de recuperação de créditos, o que pode ser visto como uma vantagem para a administração pública. No entanto, essa decisão também levanta preocupações sobre a equidade e a justiça no tratamento dos devedores, que podem enfrentar um processo mais rígido e com menos oportunidades de defesa.
Por outro lado, se o STJ decidir que a execução fiscal não é adequada para esses casos, os municípios terão que recorrer a processos de conhecimento, que são mais demorados e complexos. Isso pode dificultar a recuperação de créditos e aumentar o custo administrativo da cobrança, impactando negativamente a sustentabilidade financeira dos programas de microcrédito.
A decisão do STJ também poderá influenciar a forma como os programas de microcrédito são estruturados no futuro. Se a execução fiscal for considerada uma via válida, os municípios podem se sentir mais encorajados a expandir esses programas, sabendo que têm um mecanismo eficaz para lidar com a inadimplência. No entanto, essa abordagem pode desestimular potenciais beneficiários, que podem temer as consequências de um eventual inadimplemento.
Além disso, a decisão pode estabelecer um precedente que influenciará outras áreas de atuação do poder público, onde contratos privados são firmados com cidadãos ou empresas. A definição do STJ sobre o que constitui dívida ativa não tributária pode ter repercussões em diversos setores, além do microcrédito, afetando a forma como o Estado interage com o setor privado.
O julgamento também é aguardado com interesse por advogados e juristas, que esperam que o STJ forneça diretrizes claras sobre a aplicação da Lei 4.320/64 no que diz respeito à classificação de dívidas como ativas não tributárias. Essa clareza é essencial para evitar litígios futuros e garantir que as administrações públicas atuem dentro dos limites legais estabelecidos.
Por fim, a decisão do STJ poderá impactar a percepção pública sobre a justiça e a eficiência do sistema judicial brasileiro. Uma decisão bem fundamentada e clara pode aumentar a confiança no Judiciário e na capacidade do sistema de resolver disputas complexas de forma justa e equitativa. No entanto, uma decisão que não aborde adequadamente as preocupações dos devedores pode gerar críticas e aumentar a desconfiança em relação ao tratamento que o sistema judicial dá aos cidadãos comuns.
A expectativa é que, após o parecer do Ministério Público Federal, o STJ inclua o caso em pauta para julgamento. Até lá, todos os olhos estarão voltados para o tribunal, aguardando uma decisão que poderá redefinir a relação entre o poder público e os beneficiários de programas de microcrédito em todo o Brasil.
Fonte consultada: Migalhas — https://www.migalhas.com.br/quentes/464980/stj-ira-definir-se-divida-do-banco-do-povo-admite-execucao-fiscal
%20(1).png)





Comentários