Via Marco Alves
Acordei inspirado e sei que ninguém perguntou o que penso, mas acredito que posso acabar inspirando alguém também com o que vou dizer agora. Isso me basta.
Se tiver dúvidas, pergunte ou peça uma segunda opinião.
Se escolher um advogado, confie.
Tente resolver suas coisas sem o Poder Judiciário e se não souber como, peça ajuda. Até mesmo um advogado, se for bom, pode te mostrar o caminho para soluções alternativas de conflitos.
Pesquise, estude e busque o máximo de informações possíveis.
Como no mito da Caverna de Platão, não aceite sombras como se fossem a verdade.
Busque a verdade e não se assuste quando a encontrar. Pra algumas pessoas, num primeiro instante, pode parecer mais brilhante do que tem condições de suportar. Mas não demora vai se acostumar e querer mais. O brilho e a luz são contagiantes.
O conhecimento, a verdade e a busca por mais informações são armas poderosas.
Desconfie de fontes não confiáveis. Dê credibilidade a quem pesquisa.
Não escolha apenas a ciência que lhe é conveniente.
E por mais que seja desnecessário dizer, vou repetir mil vezes: não existe meia verdade!
Ou é verdade ou não é.
E apesar disso o mundo não é preto no branco e seus tons de cinza exigem de todos nós empatia na hora de aplicar o conhecimento.
Devemos sempre considerar que as pessoas não são iguais e não tiveram as mesmas oportunidades. Algumas venceram obstáculos difíceis e outras têm dificuldade com barreiras mais simples. E ainda assim devemos sempre respeitar as diferenças e celebrar as conquistas. Até as pequenas.
Se julgarmos um peixe pela sua capacidade de voar vamos concluir que é estúpido.
Se julgarmos um pássaro pela capacidade de respirar sob a água, vamos concluir que é incompentente.
Então se eu puder deixar uma mensagem será que todos nós temos diferentes tipos de habilidades e isso se reflete em diferentes tipos de inteligência. Alguns são bons com números e outros com palavras. Pessoas têm talentos nas artes e fazem parecer tão fácil, e outras não. Todas as vocações merecem ser desenvolvidas.
E a mais importante de todas será o exercício diário da empatia.
Comments