OAB/DF empossa 228 membros em Comissões Temáticas

Via OAB Distrito Federal

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou duas solenidades de posse para formar 70 Comissões Temáticas, nesta segunda-feira (7). Ao todo, 228 advogadas e advogados prestaram juramento e passarão a atuar nos colegiados. Os eventos aconteceram de forma híbrida, no auditório da OAB/DF, respeitando-se os protocolos sanitários para evitar contaminação pela Covid-19, e com transmissão no canal oficial da Seccional, por meio de plataforma virtual. Foram cerimônias conduzidas pela copresidente Lenda Tariana, no auditório, e com participação do presidente Délio Lins e Silva Jr., remotamente.


“Hoje é um dia muito importante, por vermos a diversidade aqui representada: temos homens e mulheres, pretos e pretas. Essa é uma conquista que temos de exaltar. Agradeço a cada um! Sintam-se parte das comissões, tragam suas ideias e discussões”, disse Lenda Tariana, em alusão aos avanços da paridade e da cota racial de 30% adotados nas últimas eleições da Ordem e que a Seccional da OAB/DF defendeu junto ao Conselho Federal. Lenda destacou ter iniciado a sua trajetória na Ordem participando de Comissões Temáticas.


Falando de Roraima, para onde viajou em vista de prestigiar a posse da diretoria da Seccional de lá, o presidente Délio Lins e Silva Jr. também recordou a importância de atuar pelas Comissões Temáticas: “Entrei na OAB/DF por meio da Comissão de Direitos Humanos. Para mim, era a Comissão mais importante daquela época. Que as Comissões que vocês escolheram sejam as mais importantes para vocês! As Comissões são os pulmões da OAB. É através delas que oxigenamos nossa atuação em prol da advocacia e de toda a sociedade”.


Grandes responsabilidades


O secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, observou que há uma grande expectativa no trabalho a ser realizado. “Esperamos muito de vocês, pois sem as Comissões nosso trabalho não funciona, não vai adiante. Gosto de lembrar que das Comissões partiram importantes ações em benefício de todos, como a Ação Cível Pública visando garantir a vacinação contra a Covid para toda a população do Distrito Federal. Grandes causas da advocacia e em prol da sociedade muitas vezes partem de uma ideia, de uma discussão iniciada por vocês”, disse aos advogados e advogadas ingressantes nos colegiados.


A secretária-geral adjunta, Roberta Queiroz, ao dar as boas-vindas aos novos membros das Comissões Temáticas, destacou a importância “da construção da profissão”. Segundo ela, a advocacia está “sempre na defesa da democracia e com um papel social ativo em prol da saúde, da educação, do Estado democrático de Direito e de tudo o que crie melhores condições de vida para todos”.


A advogada Claudia Santos participou presencialmente da cerimônia da manhã. Ela, que é de Taguatinga, e agora participará da Comissão de Igualdade Racial e Social, pela segunda vez consecutiva, disse sentir-se honrada, pois entende como relevante o papel social que as Comissões exercem. “É importante participar! Como negra, sei que os avanços acontecem com muita luta e lentamente. Estar dentro de uma Comissão da OAB/DF fortalece nossa luta como advogadas e parte da sociedade”, afirmou.


As cerimônias foram prestigiadas por mais membros da diretoria da OAB/DF, como a diretora de Comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido, e a diretora de Igualdade Racial e Social, Lívia Caldas Brito.


Nota pessoal:

O advogado Marco Alves se inscreveu para falar em nome dos compromissandos e gravou um vídeo.

https://www.marcoadv.com/post/posse-nas-comissões-de-ensino-jurídico-e-previdência-social-da-oab-df

286 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
whatsapp.png
QR GYN.png