O que posso fazer por seu inventário?



Em 2020 tivemos o registro do início de uma crise sanitária terrível que resultou na morte de mais de 680 mil pessoas no país. É indelicado dizer, mas a morte fomenta um mercado de inventários, pensões e seguros, de fazer inveja a diversos setores.

 

Mais de 219 mil escrituras de inventário foram assinadas no Brasil em 2021, segundo dados divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil. Esse número foi superior a 156 mil em 2020, primeiro ano do surto do vírus, subindo em torno de 40%. Entre 2007 e 2020, desde a possibilidade de se fazer inventários em cartório, os números foram crescendo ano após ano.

 

Mas quando se pega a média desses anos e comparamos com os números de 2021, os cartórios fizeram 88,7% mais inventários. Um número impressionante.

 

Testamento não inviabiliza inventário extrajudicial se herdeiros concordarem


Os Inventários extrajudiciais foram feitos como uma alternativa mais barata e rápida ao processo judicial, quando preencheram alguns requisitos, que não são o objeto desse estudo. Entretanto, uma noção básica das exigências é necessária à compreensão do conteúdo que aqui se apresenta.

 

Quero saber mais sobre Inventário Extrajudicial

Resolução nº 452/2022: inventários devem ficar mais rápidos em Cartórios de Notas


E ao final, a pretensão é mostrar como a Resolução 452/2022 do CNJ pode tornar o procedimento de inventário extrajudicial ainda mais simples, especialmente para aqueles herdeiros que não dispõem de muitos recursos financeiros para pagamento das taxas, encargos, emolumentos e honorários.


Caiado sanciona lei que permite o parcelamento semestral do ITCD cobrado em Goiás

Quero saber mais sobre inventário

3 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
whatsapp.png
QR GYN.png