top of page

Jurimetria: o que é e sua importância para o futuro da advocacia

Via Blog do JusBrasil

Você ter ouvido falar sobre o que é jurimetria, mas como aplicá-la de forma prática na análise de dados de sua atividade jurídica?


Certamente, esse é um dos conceitos que você precisa se aprofundar para oferecer uma melhor experiência ao seu cliente.


Provavelmente, seu escritório já deve ter percebido que a antiga forma de prestar e consumir serviços jurídicos está com os seus dias contados. Isso porque, hoje o consumidor deseja saber o máximo de informações dos seus advogados, ao invés de orientações vagas e sem profundidade.


Afinal, o cliente está mais interessado nas probabilidades, não em respostas insuficientes, como “a norma diz que”, ou outras justificativas engessadas. Ora, o mundo está mais tecnológico, o que torna as análises estatísticas de dados jurídicos um complemento para as opiniões dos experts.


Então, porque não tornar a comunicação mais fluída e baseada em dados?


Sem dúvidas, essa é uma necessidade não só de grandes empresários com causas milionárias na justiça, como também do pequeno trabalhador, que almeja ganhar um processo por danos morais.


Nesse artigo você terá acesso a um guia completo e compreenderá a fundo a jurimetria, o que é aplicá-la nos processos jurídicos e como oferecer vantagens competitivas ao seu escritório de advocacia. Além disso, saiba como a análise de dados pode transformar a Justiça Digital e trazer novas possibilidades ao direito.


O que é jurimetria?


Jurimetria é estatística aplicada ao Direito. Trata-se de uma ciência dedicada ao aprofundamento na jurisprudência e doutrina, a qual utiliza dados matemáticos para mapear padrões e tendências da Justiça. Foi citada pela primeira vez, pelo americano Lee Loevinger, em 1949.


Segundo o jurista, que atuou na Unidade Antitruste do Departamento de Justiça Americano, havia uma relação entre esse termo e a teoria da comunicação e informações em expressões legais.


Em outros textos, a principal metodologia sobre jurimetria, o que é e fundamentos associava o sistema de jurimetria à aplicação de pesquisa empírica para fenômenos jurídicos ou ao método científico de estudos jurídicos.


Mas, atualmente, a compreensão sobre o que é jurimetria tem sido utilizada juntamente com softwares jurídicos, para prever resultados e oferecer probabilidades e assertividade nas análises.


Aliás, há quem diga que essa tecnologia ou outras que utilizam a inteligência artificial poderão pôr fim à advocacia como conhecemos. Porém, isso é pura falácia. Afinal cada vez mais observa-se um aprimoramento do exercício do advogado a partir da jurimetria, o que é altamente reconhecido por juristas de todo o Brasil e mundo.


Por falar nisso, através da compreensão sobre o que é jurimetria nos processos jurídicos, é possível saber:

  • O índice de conversão dos clientes em potencial;

  • O retorno dos investimentos em gastos com marketing;

  • A performance dos produtos (ou o lucro líquido)

  • O market share dos seus concorrentes;

Tais realizações são possíveis graças a jurimetria e volumetria! Sem dúvidas, a aplicação de ciência de dados têm refinado a prática do direito dentro de escritórios de advocacia.


Contudo, essa revolução também demanda atuali