Via Marco Alves
Assim, por falar em prazo para defesa em processo cível, fiz um post que está no feed e via de regra é de 15 dias, contados a partir de pontos diferentes.
Este prazo pode ser deduzido da intimação, audiência ou outro prazo.
No entanto, você já se perguntou por que esse é um limite de 15 dias? Pode parecer muito, mas não é.
Se não tiver advogado, terá de encontrar um e esta pesquisa poderá demorar algum tempo. Você quer falar com um advogado pessoalmente ou por videoconferência e às vezes não tem data disponível e acaba contratando um advogado que pode ser menos qualificado por ser o único acessível num curto espaço de tempo.
Pode ser necessário marcar uma consulta na Defensoria Pública e, durante este período, muitas vezes não é possível obter ajuda.
Mas suponha que você já tenha um advogado de confiança e ao receber a citação o único primeiro passo seria enviar a ele uma foto da citação por e-mail ou WhatsApp, o que o advogado tem que fazer em 15 dias?
1. Levantar os custos de defesa do cliente para aprovação de proposta, celebração de contrato e obtenção de assinaturas;
2.Ler o processo (que pode ter um número indefinido de páginas);
3. Examinar os documentos do cliente que possam apoiar a sua defesa;
4. Examinar a legislação aplicável ao caso;
5. Procurar jurisprudência e precedentes aplicados a casos semelhantes;
6. Redigir e revisar a petição;
7.Protocolo no sistema (que continua dando erros);
Aqui no escritório, o tempo para fazer todos esses passos com cuidado e responsabilidade é em torno de 10 dias, para fazer certo e respeitando o fluxo de trabalho.
Outro dia postei sobre o que pode ser usado na disputa defensiva, bem como a substância. É delicado, complexo e sério, não sou imprudente em representar o meu cliente.
Consegue fazer em menos tempo? Às vezes, você pode contestar em menos tempo sem comprometer a qualidade. Outras vezes não.
Então não deixe pra tomar a decisão de contratar advogado com o prazo expirando.
Comments