CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais



O Cadastro Nacional de Informações Sociais é um relatório de informações do trabalhador e é o documento mais importante no universo previdenciário.

O CNIS contém dados dos vínculos empregatícios desde 1976, as remunerações mensais a partir de 1990 e os recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979. E conforme o Decreto 3.048/99, Art. 19, o mesmo vale como prova de filiação à previdência social.


Caso os dados deste documento não estejam corretos, é possível o advogado pedir a retificação de seus dados, o que chamamos de “acerto do CNIS”. Os artigos 58 e seguintes da IN 77/2015 explicam como proceder nesta situação.


E como consigo obter este documento tão importante?

Existem três formas: diretamente na agência do INSS, em alguns bancos e pela internet.

Diretamente na agência não se esqueça de levar RG e CPF para que o servidor possa fazer a consulta adequadamente e gerar sua documentação. Os correntistas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil podem ter acesso a esse documento pelo próprio site de cada instituição e pela internet basta entrar no site do governo “Meu INSS” e se cadastrar.


Agora que vocês estão mais informados e já sabem como ter acesso ao CNIS, tenham ele sempre regularizado, pois é uma documentação essencial.


4 visualizações
Escritório moderno

Para qualquer solicitação, preencha os campos no formulário abaixo:

Obrigado! Mensagem enviada.

selo4-d4s.png
whatsapp.png
QR GYN.png